Grammy Latino: brasileiros saem de mãos vazias nas principais categorias

Grammy Latino: brasileiros saem de mãos vazias nas principais categorias.

Com o álbum “Xande Canta Caetano”,

Xande de Pilares — que já tinha ganhado o prêmio de Melhor Álbum de Samba/Pagode na première da cerimônia — foi o único brasileiro a concorrer em Álbum do Ano,

mas foi desbancado na categoria por Juan Luis Guerra.

Juan Luis Guerra se apresenta na 25ª edição do Grammy Latino
Juan Luis Guerra se apresenta na 25ª edição do Grammy Latino Imagem: Rodrigo Varela/Getty Images

Representado por Cacá Magalhães e Os Garotin, o Brasil também perdeu em Revelação para Ela Taubert, nova voz do pop colombiano.

Ao menos nas prévias da premiação principal, os brasileiros Jota.Pê, Ana Castela, Lulu Santos, Xamã, Gabriel o Pensador, Xande, Mestrinho, Mariana Aydar, Hamilton de Holanda, Os Garotin, além de Erasmo Carlos, postumamente, já haviam garantido seus gramofones.

Ela Taubert canta no palco da 25ª edição do Grammy Latino
Ela Taubert canta no palco da 25ª edição do Grammy Latino Imagem: Rodrigo Varela/Getty Images

Foi uma festa essencialmente feita por latinos para latinos, praticamente toda cantada e falada em espanhol. Contou com a presença de poucos ‘intrusos’, como ídolo norte-americano Jon Bon Jovi.

Continua após a publicidade

Ele foi incumbido de entregar o prêmio de personalidade do ano para o cantor colombiano Carlos Vives, sob o pretexto de se conectar com plateias latinas em suas turnês pela América Latina, e que depois participou de um número musical, no mínimo, inusitado, com o rapper Pitbull, cantando “It’s My Life”.

Jon Bon Jovi e Pitbull cantam juntos na noite de quinta (14), no Grammy Latino, em Miami
Jon Bon Jovi e Pitbull cantam juntos na noite de quinta (14), no Grammy Latino, em Miami Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Entre os destaques latinos, o furacão colombiano Karol G levou o prêmio de Álbum de Música Urbana, por “Mañana Será Bonito (Bichota Season)”; o porto-riquenho Draco Rosa, ex-Menudo que se tornou renomado produtor, venceu em Álbum de Pop/Rock, com “Reflejos de lo Eterno”; e o também porto-riquenho Luis Fonsi, que fez um grande sucesso “Despacito”, conquistou o troféu de Álbum Vocal de Pop, com “El Viaje”.

Jorge Drexler e Karol G recebem o Grammy na noite de quarta (14), em Miami
Jorge Drexler e Karol G recebem o Grammy na noite de quarta (14), em Miami Imagem: Getty Images

Muitos ritmos e vozes representados por artistas de diversos países, da Argentina ao México. É interessante observar como essa diversidade de talentos em idioma espanhol têm pouca entrada no mercado brasileiro.

Historicamente, existe uma barreira entre Brasil e América Latina quando o assunto é música. São raras as vezes que um artista de um lado ou outro consegue furar essa bolha.

Continua após a publicidade

O público brasileiro tradicionalmente conhece pouco os artistas latinos, mesmo que sejam de países vizinhos — e a recíproca é verdadeira. Já do ponto de vista artístico, brasileiros e artistas de língua espanhola se aproximam com mais frequência, em intercâmbios e feats musicais.

Seguindo a tradição de reverenciar a comunidade latina da música, de língua espanhola e portuguesa, o Grammy Latino tem sua importância, mas é muito nichado e não tem o mesmo peso do Grammy, o original, que reconhece os melhores da música mundial.

Luis Fonsi durante apresentação na noite de quinta (14), no Grammy Latino, em Miami
Luis Fonsi durante apresentação na noite de quinta (14), no Grammy Latino, em Miami Imagem: Kevin Winter/Getty Images

O Grammy Latino não é recebido com a mesma atenção pela imprensa mundial especializada como o Grammy, assim como não há o mesmo frisson entre os fãs para acompanhar a cerimônia voltada aos latinos. Diferentemente do que acontece com os artistas brasileiros, que dão grande valor ao prêmio. Parece só ser importante para eles.

Ela Taubert e Joe Jonas fazem dueto na noite de gala do Grammy Latino 2024
Ela Taubert e Joe Jonas fazem dueto na noite de gala do Grammy Latino 2024 Imagem: Rodrigo Varela/Getty Images

Isso se deve também a um fato prático: os brasileiros têm maior chance de serem premiados no Grammy Latino, porque há várias categorias voltadas exclusivamente para trabalhos em língua portuguesa. Neste ano, o Brasil foi representado por 92 artistas concorrentes, representando a maior delegação brasileira na história da premiação. Mas, no final das contas, isso não se reverteu em prêmios.

Related Posts

Altos voos! Rita Pereira foi para Angola com convite bem especial

Altos Voos! Rita Pereira Foi Para Angola Com Convite Bem Especial A atriz e apresentadora Rita Pereira, conhecida pelo seu talento e carisma, acaba de embarcar para…

Felipe VI celebra 57 anos: Eis os momentos de cumplicidade em família

O rei Felipe VI da Espanha celebrou recentemente seu 57º aniversário, e em meio às festividades, a família real espanhola destacou-se pela união e cumplicidade que demonstram…

De Hollywood para o banco dos réus: já há data para o julgamento de Blake Lively e Justin Baldoni

A tão esperada data para o julgamento de Blake Lively e Justin Baldoni finalmente foi marcada, e agora os astros de Hollywood enfrentam um novo capítulo em…

Rei Felipe VI celebra 57.º aniversário

Dia de festa para a família real espanhola. O rei Felipe VI comemora esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, o seu 57º aniversário, uma data que deverá festejar na…

Cristina Ferreira- A polémica com a bruma íntima continua: “ Torna-se cansativo”

A apresentadora Cristina Ferreira voltou a ser o centro das atenções após a recente polémica envolvendo a bruma íntima, um tema que tem gerado discussões nas redes…

Patrícia Tavares radiante ao lado da filha em noite de estreia – Veja as imagens

A atriz Patrícia Tavares fez uma aparição deslumbrante ao lado de sua filha em uma noite muito especial, marcada pela estreia de um evento de grande importância….