Kate Middleton anunciou a remissão do cancro: mas o que significa? Estes médicos explicam

A março de 2024, Kate Middleton foi diagnosticada com um tumor cancerígeno que a obrigou a fazer quimioterapia preventiva,

tratamento que terminou em setembro do ano passado. Para a Princesa de Gales, o ano de 2025 trouxe esperança com o anúncio de que o cancro estava em remissão.

O que significa o cancro estar em remissão?

Quando o cancro está em remissão “significa que o tamanho inicial do tumor foi reduzido”,

explicou o médico espanhol Rúben Ventura à Vanitatis, acrescentando que, quando tal se verifica, quer dizer que “o tratamento está a funcionar”.

Segundo o especialista, a “remissão pode ser completa (não foram detetadas células tumorais) ou parcial (redução da massa tumoral em pelo menos 30%)”.

Sobre o caso de Kate Middleton, Elisabeth Arrojo, médica especialista em oncologia, refere que parece que a Princesa de Gales “foi primeiro submetida a uma cirurgia e depois a um tratamento de quimioterapia preventiva”. A médica clarificou que para se ter optado pela quimioterapia preventiva significa que “na cirurgia, a priori, retiraram todo o tumor que é visível. Mas quando o tumor é relativamente grande ou está a infiltrar-se nos gânglios linfáticos, o que também pode ser o caso de Middleton, existe o risco de existirem células microscópicas que não são vistas pelo cirurgião e que podem ficar escondidas nessa zona. É nessa altura que é feito um tratamento preventivo de quimioterapia, para eliminar essas células microscópicas”.

Elisabeth Arrojo indicou que para Kate Middleton ter revelado a remissão do cancro é porque no mais recente exame de controlo nada de anómalo foi observado.

“Quando falamos de remissão, significa que se cumpriu o que estava programado para o tratamento do tumor em questão. Ou seja, se o tratamento de um tumor requer uma cirurgia e depois uma quimioterapia complementar para evitar o risco de recaída, então esse tratamento foi concluído. Depois disso, se forem efetuados exames de imagem e se verificar que não há doença, fala-se de remissão e o doente passa a fazer controlos regulares”, esclareceu o médico Elías López Jiménez à Vanitatis.

A remissão do cancro evidencia o controlo da doença, mas nem sempre significa, necessariamente, que a doença desapareceu completamente, pelo que a monitorização continua a ser muito importante.

Regresso à vida normal

Caso a remissão do cancro seja total, Kate Middleton “poderá começar a retomar as suas atividades, sempre seguindo o cronograma de check-up”, indica o especialista Rúben Ventura. Mas se tiver sido apenas parcial, a Princesa de Gales “terá que continuar com o tratamento”.

Para ambas as situações, os exames regulares não são dispensáveis: “Inicialmente mais frequentes e pouco a pouco mais espaçados no tempo, para avaliar se o cancro não reaparece ou progride. Dependendo do tipo de tumor, existem tratamentos de manutenção para evitar possíveis recaídas da doença”, acrescenta Ventura.

A especialista Elisabeth diz que Kate deve “levar uma vida saudável, praticar desporto e cuidar da sua alimentação”. O médico Jiménez alerta que o regresso à vida normal depende da recuperação de cada pessoa: “Se um doente tiver terminado o tratamento e o tiver tolerado muito bem, pode voltar à vida normal em dois ou três meses, ou mesmo num mês. Outros doentes, porém, ficam com sequelas após o tratamento. Podem não ser capazes de viver as suas vidas exatamente da mesma forma que viviam antes. Dependerá da tolerância aos tratamentos recebidos”.

Related Posts

Altos voos! Rita Pereira foi para Angola com convite bem especial

Altos Voos! Rita Pereira Foi Para Angola Com Convite Bem Especial A atriz e apresentadora Rita Pereira, conhecida pelo seu talento e carisma, acaba de embarcar para…

Felipe VI celebra 57 anos: Eis os momentos de cumplicidade em família

O rei Felipe VI da Espanha celebrou recentemente seu 57º aniversário, e em meio às festividades, a família real espanhola destacou-se pela união e cumplicidade que demonstram…

De Hollywood para o banco dos réus: já há data para o julgamento de Blake Lively e Justin Baldoni

A tão esperada data para o julgamento de Blake Lively e Justin Baldoni finalmente foi marcada, e agora os astros de Hollywood enfrentam um novo capítulo em…

Rei Felipe VI celebra 57.º aniversário

Dia de festa para a família real espanhola. O rei Felipe VI comemora esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, o seu 57º aniversário, uma data que deverá festejar na…

Cristina Ferreira- A polémica com a bruma íntima continua: “ Torna-se cansativo”

A apresentadora Cristina Ferreira voltou a ser o centro das atenções após a recente polémica envolvendo a bruma íntima, um tema que tem gerado discussões nas redes…

Patrícia Tavares radiante ao lado da filha em noite de estreia – Veja as imagens

A atriz Patrícia Tavares fez uma aparição deslumbrante ao lado de sua filha em uma noite muito especial, marcada pela estreia de um evento de grande importância….