A Infanta Sofia, a filha mais nova dos reis de Espanha fará 18 anos a 29 de abril, atinge assim a maioridade, mas não a liberdade.
Casa Real tem planos para ela, quando se prepara para terminar o ensino secundário. Em 2025 a Infanta Sofia deixará o internato no País de Gales, que foi a sua residência durante os últimos dois anos, e terá de decidir como continuar a sua formação académica.
A festa de celebração dos 18 anos da Infanta Sofia não terá a mesma importância e dimensão que teve a da Princesa Leonor,
Princesa das Astúrias, que será a futura rainha, e que a 31 de outubro de 2023 apareceu em público a jurar a Constituição e depois desfrutou de um almoço em família no palácio da Zarzuela.
Um dia muito importante, pois conquistou muitos direitos, entre eles poder reinar sem regência caso seu pai, o rei Felipe VI, abdique do trono.
A Infanta Sofia não ocupará o papel de futura rainha, a menos que a irmã faleça sem herdeiros, mas a celebração do seu aniversário já está a ser organizada, mas acontecerá longe dos olhares públicos, uma vez que estará em aulas no País de Gales. Além disso, o rei Felipe VI quer que a Infanta Sofia assuma um papel de cada vez mais destaque na agenda Real. Em dezembro último, a Sofia teve o seu primeiro ato a solo ao patrocinar uma entrega de prémios, desafio superado com sucesso e que lhe granjeou muita simpatia perante os súbditos.
A Casa Real leva muito em conta o papel da Infanta Sofia na sua estratégia para este ano. Sabem bem que o seu lugar dentro da Coroa é fundamental. Tanto pelo título de Infanta, como pelo grande apoio que a Princesa Leonor presta à irmã, como pela frescura que ambas dão à instituição.
Quem vai faltar as anos da mana mais nova será a Princesa Leonor, que estará numa viagem a bordo do navio-escola Juan Sebastián de Elcano, indicando a agenda do treino a bordo que a herdeira do trono estará nesse dia em alto mar entre o Peru e o Panamá, dois dos países onde o navio fará escala.