Pedro Almodóvar… ainda nos lembramos dele assim?: vem aí a sua “mais completa retrospectiva”

O programa integral só será disponibilizado a 28 de Janeiro, mas o Batalha Centro de Cinema, no Porto, anuncia-a como a “mais completa retrospectiva” em Portugal dedicada à obra de Pedro Almodóvar:

entre 21 de Março e 9 de Julho, percorrendo 45 anos de cinema e 23 longas-metragens, o público poderá (re)descobrir “todos os filmes de Almodóvar desde 1980,

incluindo obras raramente exibidas como Labirinto de Paixões (1982), ao lado de uma selecção das suas curtas-metragens”.

Começará com Tudo Sobre a Minha Mãe (1999), vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e do prémio em Cannes para Melhor Realizador,

e dois dias depois será exibido Saltos Altos (1991), ou seja, Marisa Paredes como protagonista na filmografia do realizador. É uma homenagem à actriz recentemente desaparecida e que talvez tenha sido o último ícone construído pelo cinema de Almodóvar, momento de apogeu mediático e popular de uma teatralidade e de uma reputação iconoclasta e ofensiva que não deixou os seus créditos por mãos alheias.

Almodóvar brandia evidentemente uma fixação warholiana — as “chicas Almodóvar”, Carmen Maura, Chus Lampreave, Rossy de Palma, Bibiana Fernandez, Victoria Abril, entre outras, ficam para a história da produtora El Deseo e da mitologia madrilena dos an0s 80 como as “Warhol Superstars” para a Factory e a mitologia nova-iorquina dos anos 60/70 (Joe Dallesandro, Sylvia Miles, Edie Sedgwick, Candy Darling, Holly Woodlawn ou Jackie Curtis).

Saído do underground, evidentemente, o que não se despega ainda das suas quatro primeiras longas-metragens — Folle… folle… fólleme Tim! (1978), Labirinto de Paixões, Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) e Negros Hábitos (1983) —, começou a impor em 1984, com O Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, filme com a extraordinária Chus Lampreave que tem argumentos para se posicionar como um dos seus títulos maiores, se não mesmo o maior, um diálogo estruturado com a convenção.

O cineasta que tem hoje 75 anos iniciou então não uma negação das origens mas um apuramento das formas, trocand0 a iconografia pelas personagens, o melodrama pelo conto ou pela fábula, serenando e sofisticando o trabalho com as cores primárias com as quais quis responder, “desde o ventre materno”, ao negro que a sua mãe usou quase toda a vida; cores com as quais quis combater “a austeridade” que impregnou as suas origens na região da Mancha. Esse movimento é visível, aliás, à medida que se lê O Último Sonho, colectânea de textos publicada entre nós em 2023.

Será um ciclo para (re)descobrir então o Pedro Almodóvar que já esquecemos, o da febre, da iconoclastia, da ofensa, antes dos Óscares, dos Goyas, dos Césares ou do prémio honorário Donostia do Festival de San Sebastián, antes do cineasta “maduro”. Será um ciclo para reactivar a memória de Matador (1986), quando os ecos da movida madrilena, que já iam na fase da internacionalização, apanhavam as movimentações urbanas de Lisboa que timidamente também faziam sair da casca a iconografia e o kitsch nacional, e assim deixávamos de ter medo do fado tal como os espanhóis mostravam de forma efusiva o seu flamenco; do febril A Lei do Desejo (1987), ou Almodóvar a empoleirar-se nos ramos de Douglas Sirk e John M. Stahl (já não nos lembrávamos de Antonio Banderas assim, já não nos lembrávamos de Pedro Almodóvar assim); de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), o filme em que o cineasta ameaçou fazer uma screwball comedy clássica e que colocou Hollywood atrás dele, primeiro para uma versão em inglês do filme, depois para um qualquer filme em inglês. O que ele só agora concretizou com as suas condições e no timing que considerou certo: O Quarto ao Lado.

Related Posts

O vídeo do noivo de Matilde Reymão que não deixou ninguém indiferente – nem mesmo os famosos

O Vídeo do Noivo de Matilde Reymão que Não Deixou Ninguém Indiferente – Nem Mesmo os Famosos O vídeo do noivo de Matilde Reymão, um dos momentos…

Abigail Spencer diz que pessoas irão conhecer a verdadeira Meghan Markle

A atriz Abigail Spencer, amiga próxima de Meghan Markle, causou um grande alvoroço nas redes sociais e na mídia ao afirmar que, em breve, o público irá…

Cláudia Raia enfrenta queixa-crime

A renomada atriz Cláudia Raia está no centro de uma grande polêmica, enfrentando uma queixa-crime apresentada contra ela. A acusação surgiu após uma série de eventos que…

Vem aí: Sofia faz teste de ADN para confirmar se é filha de Raúl

A trama de “Emilia Pérez” promete um grande giro nos próximos episódios, com uma revelação que poderá mudar o rumo da história. Sofia, uma das personagens mais…

Novos emails contrariam versão de príncipe André sobre amizade com Jeffrey Epstein

O príncipe André terá mantido uma amizade com Jefrey Epstein durante mais tempo do que admitiu previamente. Emails revelados em tribunal num processo judicial paralelo, revelam que o…

As polémicas da protagonista de “Emilia Pérez”: das críticas à equipa de Fernanda Torres às publicações controversas

A atriz protagonista da novela “Emilia Pérez”, uma das produções mais comentadas da televisão portuguesa, tem sido alvo de várias controvérsias nos últimos tempos. A artista tem…